Histórico

O XXV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste – Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED Nordeste, organizado, em 2020, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFBA) e pelo Mestrado Profissional em Educação (MPED/UFBA), em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) por meio do Fórum de Coordenadores de Programas de Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste (FORPRED/NE), constitui-se em um dos mais importantes eventos acadêmicos regionais do país, com tradição científica na área, realizado bi anualmente pelos Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste do Brasil.

Este evento que agora chega a seus vinte e cinco anos de história, conta com as suas 24 (vinte e quatro) edições anteriormente realizadas com muito sucesso e grande repercussão. O evento acontece desde os anos de 1970, tem reunido um número cada vez maior de pesquisadoras e de pesquisadores com os objetivos principais socializar os avanços da produção científica educacional teórica e prática, propiciar o enriquecimento do processo de formação pós-graduada, promover oportunidades de intercâmbio e fortalecer as redes de pesquisa científica nacionais, fortalecer os programas de Pós-Graduação em Educação, notadamente, aqueles que se situam na região Nordeste do Brasil.

Até o ano de 2014, este Encontro congregava as regiões Norte e Nordeste e era identificado pela sigla EPENN. Durante sua edição na cidade de Natal/RN (XXII EPENN) foi aprovado o desmembramento do evento, de modo que cada região, a partir de 2016, passou a realizar seus encontros individualmente. A região Nordeste manteve a denominação histórica já adotada, grafada com apenas um “N”, definindo-se desde então como Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste/EPEN – Reunião Científica Regional da ANPEd.

Em relação a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), fundada em 16 de março de 1978, é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Tem por finalidade atuar para fomentar o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social. Atua de forma decisiva e comprometida nas principais lutas pela universalização e desenvolvimento da educação no Brasil.

A Associação Nacional contribuiu para fomentar a investigação cientifica no campo das ciências humanas e da educação e fortalecer a formação pós-graduada em educação. Ao consolidar uma prática acadêmico-científica qualificada conseguiu ampliar o debate entre seus pesquisadores e alargar os aportes necessários à consolidação dos programas de pós-graduação. Desta forma, as reuniões nacionais e regionais promovidas pela Associação vem fortalecer este espaço permanente de debate e aperfeiçoamento para pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores, estudantes, gestoras e gestores da área, bem como pessoas diretamente envolvidas na educação básica.

A ANPEd tem se projetado em âmbito regional, nacional e internacional como um importante espaço de debate das questões científicas e políticas da área, além da relevante produção científica de seus membros, constituindo-se em referência na produção e divulgação do conhecimento em educação. A Associação desenvolve suas atividades com o objetivo de estimular experiências novas na área, incentivar a pesquisa educacional e os temas a ela relacionados, promover a participação das comunidades acadêmica e científica na formulação e desenvolvimento da política educacional do País, especialmente no tocante à pós-graduação.

Evidencia-se que a ANPEd agrega em sua organização um Comitê Científico; o Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd (FORPRED) e o Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Em relação a produção do conhecimento, no âmbito nacional, a ANPEd tem como pressuposto a divulgação de estudos por meio da publicação especializada da Revista Brasileira de Educação (RBE) que, desde 1995, circula trimestralmente no meio acadêmico.

Em específico, o EPEN – Reunião Científica Regional Nordeste da ANPEd se apresenta como Fórum privilegiado de análise, discussão e síntese dos conhecimentos produzidos na área. Portanto, como espaço de aprendizado e de abertura para as pesquisadoras e para os pesquisadores, estudantes, professoras, professores, dos programas de Pós-Graduação em Educação, instituições de pesquisada educação básica e de grupos de pesquisa.

As produções do conhecimento que ali foram divulgadas e dialogadas estão sistematizadas em publicações catalogadas – Anais desses Encontros.   Esta relevante contribuição produzida pela comunidade científica, com foco em temáticas e perspectivas e preocupações na área de educação nos oportunizam afirmar a legitimidade e relevância do evento que propicia e enriquece, a cada edição, a renovação sistemática desse espaço de socialização e debate sobre os resultados de pesquisas educacionais, produzidas pelos programas de Pós-graduação em Educação.

O XXV EPEN – Reunião Científica Regional da ANPEd tem como tema “Educação e (Re)Existência: desafios da pesquisa e produção do conhecimento”. Será realizado no período de 04 a 11 de novembro de 2020, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, Bahia.

Realização

Apoio

Crédito das fotos:

Cecilia de Paula

Postagens Recentes