A imagem no primeiro plano é parte do arquivo imagético do grupo de pesquisa História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade (HCEL) e retrata um momento inicial de entrada na roda de capoeira angola por mulheres que, ao pé do berimbau, pedem permissão para entrar na roda e iniciar o jogo. A arte da capoeira que pode ser expressa em forma de luta, dança, um conjunto de movimentos que expressam vida, existência, resistência, (re)existência. A comunidade e o grupo de capoeira angola de mestre Nô, convidados para um evento científico cultural na FACED, anunciam por esta expressão histórica e cultural do povo africano e afro-brasileiro que caracteriza as lutas de resistência em prol da liberdade e dignidade de sua gente.
O painel ao fundo é um mural de Márcia Magno, artista plástica baiana, professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Mulher, Artista plástica, professora, decoradora, participa de inúmeras mostras nacionais e internacionais, exposições individuais e coletivas de artes.
Entre seus inúmeros trabalhos, além deste Mural da FACED, destacamos a estátua de Zumbi dos Palmares, que o apresenta de corpo inteiro, inaugurada a 30 de maio de 2008, na Praça da Sé, em Salvador, Bahia. Com esta obra cria pela primeira vez a identidade física do herói nacional Zumbi.
Criteriosa e ciente da importância de Zumbi para a história de resistência dos negros no Brasil, antes de “colocar a mão na massa”, imergiu na biografia do líder negro buscando conhecer, por meio dos documentos, o universo das simbologias em torno de Zumbi e conseguiu com maestria materializar a imagem do guerreiro que liderou o maior quilombo do Brasil – O Quilombo de Palmares na Serra da Barriga em Alagoas.
É considerada a primeira deste porte no país e forja, literalmente, uma imagem positiva para o herói negro. Com muito talento e, sobretudo, sensibilidade, conseguiu captar diversas demandas em torno da figura de Zumbi, que como uma magia, adentra na subjetividade e materializa o elemento político que ele representa.